Na Semana Nacional de Trânsito, motoristas recebem orientações

Uma solenidade com hino nacional, hasteamento de bandeiras e pronunciamento de autoridades municipais, na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro, na manhã desta segunda-feira (18), marcou em Campos a abertura da Semana Nacional de Trânsito. Até a segunda-feira da próxima semana, dia 25, serão realizadas diversas ações de conscientização programadas pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).
— Na realidade, as atividades desta semana são uma continuidade das ações permanentes que desenvolvemos desde o “Maio Amarelo”, quando realizamos campanha com o mesmo objetivo. É importante buscarmos o envolvimento de todos no combate aos acidentes de trânsito. Para se ter uma ideia, os acidentes por uso de celular ao volante já superam os ocorridos por embriaguez ao volante — afirmou o presidente do IMTT, Renato Siqueira.
Presente na solenidade, a vice-prefeita Conceição SantAnna também destacou a importância da iniciativa.
— Precisamos de mais respeito ao próximo para humanizar o trânsito. Sabemos que as partes mais frágeis, como pedestres e ciclistas, devem ter prioridade, mas todos precisam respeitar. O pedestre, por exemplo, deve sempre atravessar na faixa — explicou a vice-prefeita.
As ações do IMTT na Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como slogan “A minha escolha faz a diferença no Trânsito”, terão apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar. E já começam com conscientização dos motoristas no cruzamento das Avenidas Alberto Torres e José Alves de Azevedo, entre 14h e 17h.
Nas abordagens dos motoristas, vão ser distribuídos kits com lixeira veicular, panfletos informativos sobre a Semana Nacional de Trânsito e informações sobre as infrações mais comuns, como avanço de sinal vermelho e o não uso do cinto de segurança. Entre 19 e 23 e no dia 25, os agentes do IMTT vão atuar em cruzamentos mais movimentados da área Central. Confira aqui os locais da ação.
No domingo, dia 24, a ação será junto aos frequentadores do Projeto Via Esporte, na Avenida Arthur Bernardes, entre 9h e 13h. Vão participar também equipes da Fundação Municipal de Esportes (FME) e Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, orientando também sobre preservação ambiental. No dia 19, pela manhã, haverá abordagens também junto aos pedestres na praça do IPS.
O Brasil é um dos campeões mundiais em acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O país aparece em quinto lugar entre os recordistas em mortes no trânsito, atrás apenas da Índia, China, EUA e Rússia. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015 foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas ficaram feridas.
Também em 2015, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) pagou 42.500 indenizações por morte no país. No mesmo ano, 515.750 pessoas receberam amparo por invalidez.
*Assessoria Prefeitura de Campos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: