Eleitor que não votou tem até hoje para regularizar situação

Os eleitores que deixaram de votar e não justificaram a ausência nas três últimas eleições têm prazo somente até está terça-feira (2) para comparecer ao cartório eleitoral, portando documento oficial com foto, para regularizar sua situação. O eleitor pode verificar se o seu título está passível de cancelamento em www.tse.jus.br/eleitor/servicos/situacao-eleitoral. ]

Para a Justiça Eleitoral, cada turno é considerado uma eleição. Sendo assim, que não votou em primeiro e segundo turno na eleição do ano passado faltou duas eleições e precisa comparecer ao Cartório da Justiça Eleitoral o mais breve possível e assim evitar problemas. O valor da multa é irrisório, mas o ato de reglarizar é valioso porque do contrário, o eleitor pode por exemplo ficar impedido de participar de concurso público, e se já participou e aguarda convocação, não será convocado.

Não é preciso agendar no caso do eleitor que precisar apenas regularizar sua situação eleitoral, com o pagamento das multas relativas às faltas. Contudo, caso necessite realizar outras operações, como transferência ou mudança de nome, por exemplo, deve marcar o atendimento pelo site do TRE-RJ ou pelo telefone (21) 3436-9000.

Outras implicações – Quem não regularizar a situação, além de ficar impedido de votar, não poderá obter passaporte, ser empossado em cargo público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. A irregularidade também pode gerar dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa, conforme a legislação eleitoral vigente.

*Rep: Jualmir Delfino com assessoria

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: