Cursos de qualificação profissional com inscrições abertas

O edital para a oferta de 116 vagas em seis Cursos de Aperfeiçoamento Profissional — ao todo são 652 vagas, divididas em 19 cursos durante três anos — que serão ministrados este ano pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Quissamã, através secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, pode ser conhecida no Diário Oficial do Município, que publica prazos de inscrição, público-alvo, processo seletivo, matrícula e vagas.

As inscrições, sem taxas e presenciais, começaram na última segunda-feira (17) e vão se estender até o dia 26 deste mês, na Casa do Empreendedor, devendo o candidato preencher ficha de apenas um curso e apresentar documentos exigidos, como o Número de Identificação Social (NIS) no cadastro de programas sociais, CPF, RG e comprovante de residência no município há mais de cinco anos.

Pelo edital, o candidato não poderá ter abandonado anteriormente curso do programa de Qualificação Profissional, com justificativa não aceita pelo Município, não ter realizado outro curso no ano passado e ser menor de idade.

As vagas dos Cursos de Aperfeiçoamento terão 50% disponibilizadas para pessoas beneficiadas pelos programas sociais do município, e os outros 50% para os concorrentes, com prioridade para desempregados, pessoas que não possuem curso de qualificação e com mais idade, em caso de empate. Se o número de inscritos for superior a quantidade de vagas oferecidas, os alunos serão selecionados pela Comissão Especial do Processo Seletivo.

O resultado do Processo Seletivo sai no dia 8 de agosto, a partir das 14h, e a matrícula será feita nos dias 9 e 10 de agosto. As vagas remanescentes serão conhecidas no dia 14 do mesmo mês, entre 8h30 e 11h30.

Os cursos ofertados são nas áreas Automotiva, como Mecânico de Motores Ciclo Otto (Motores a Gasolina e Álcool), voltado para os concludentes do 6º ano do Ensino Fundamental; Construção Civil, pintor de obras para quem tem 5º do Ensino Fundamental; Elétrica, eletricista instalador predial de Baixa Tensão para quem tem o 9º do Ensino Fundamental; Logística, almoxarife para os com 6º ano Ensino Fundamental; Metalurgia, pintor industrial rolo e trincha, com conhecimentos mínimos de 5ª série e 6ª ano do Ensino Fundamental e Tecnologia da Informação, montador e reparador de Computadores, com Ensino Fundamental incompleto.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Mattoso, destacou que os cursos de qualificação são uma oportunidade para os inscritos ingressarem no mercado de trabalho. “Com o aperfeiçoamento profissional, o quissamaense terá a oportunidade de concorrer às vagas disponibilizadas em diversas áreas. O investimento feito pelo Município é fundamental, principalmente para os que estão desempregados ou em busca do primeiro emprego”, disse.

*Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: