Ano letivo nas escolas de Cabo Frio ainda vai começar

Enquanto na maioria das escolas da rede pública de ensino o ano letivo já está quase na metade, em Cabo Frio (RJ) as aulas nas 87 unidades de ensino da Prefeitura ainda vão começar, nesta segunda-feira (24). O motivo do atraso foi uma greve dos profissionais de ensino no ano passado que durou sete meses por falta de pagamento, desconto no vale-transporte e sem recarga do cartão, estrutura ruim nos prédios públicos, e falta de verbas.

“Agradeço o empenho de todos para que conseguíssemos concluir e cumprir o calendário de reposição da greve, possibilitando, enfim, o encerramento do ano letivo de 2016. Sabemos que teremos problemas na primeira semana do ano letivo de 2017”, admite a Secretária de Educação de Cabo Frio, Laura Barreto.

A previsão dela se deve ao fato de que as matrículas foram encerradas na última quinta-feira (20), e consequentemente o cálculo para a necessidade de professores depende do número de alunos.

Porém, de acordo com matéria postada no dia 10 no site da Prefeitura de Cabo Frio, antes das aulas do ano letivo de 2017 começarem, às de 2016 tiveram que acabar, o que só aconteceu há poucos dias. Com isso, ainda segundo o site oficial, a movimentação nas unidades chegou a ser intensa para repor as aulas.

Na Escola Municipal Professor Edilson Duarte, por exemplo, o último sábado letivo de 2016 teve teste de geometria, debates no auditório e atividades diversificadas, envolvendo estudantes, professores e funcionários. A diretora da unidade, Daracy Dinucci, colaborou costurando a bandeira em comemoração aos 40 anos da escola.

Durante o final de semana prolongado, devido o feriado, os diretores das escolas municipais permaneceram de sobreaviso acompanhando o recebimento de e-mails da Secretaria para completar o quadro de professores de suas unidades, estabelecido por decisão judicial.

O ano de 2017 será atípico para as escolas de Cabo Frio com o ano letivo tendo início no final do mês de abril. O número de vagas chega a 7.062 para educação infantil e ensino fundamental e 413 vagas para o 1.º ano do ensino médio.

Rep: Márcio Fernandes

Foto: Secom Cabo Frio

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: